Técnica Alexander | Sobre Frederick Matthias Alexander
108
page,page-id-108,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
 

Sobre Frederick Matthias Alexander

Frederick Matthias Alexander, mais conhecido por amigos e seguidores como F.M., nasceu na Tasmânia, Austrália, em 1869.

Ainda jovem, tornou-se interessado pela arte de recitar e decidiu seguir a profissão de ator, especializando-se nos textos de Shakespeare. Logo no início de sua carreira, Alexander achou-se afligido por uma rouquidão quando recitava. Gradativamente, o problema agravou-se a tal ponto que, ao término dos seus recitais, encontrava-se completamente sem voz.

Após consultar os melhores médicos especialistas sem obter um diagnóstico, F.M. seguiu restritamente o conselho recebido – descansar a voz e falar o mínimo necessário entre suas apresentações. Tudo em vão, porém. Ao final do recital seguinte, os sintomas retornavam. Desapontado com o resultado do tratamento médico, questionou o especialista sobre a possibilidade de ser algo que ele fazia, enquanto “usava” a voz, que poderia estar causando o problema. Embora concordasse, o médico não pôde dizer o que era. Logo, F.M. decidiu encontrar uma saída por si próprio. Foi o início de consideráveis descobertas.

Os vários anos dedicados aos infinitos experimentos remuneraram-no com algo mais do que uma solução para o seu problema. Pouco a pouco, ele reconheceu que não poderia obter uma melhora específica na voz sem primeiro estabelecer uma melhora na condição geral do seu organismo.

Em 1932, F.M. Alexander publica seu terceiro livro The use of the self – (O Uso de Si Mesmo), em que ele conta toda a trajetória percorrida na descoberta do que, hoje, conhecemos por Técnica Alexander. Este livro foi indicado aos estudantes que, em 1931, iniciaram o primeiro curso de treinamento para professores da Técnica Alexander, com duração de três anos. Alexander prosseguiu ensinando sua Técnica e formando professores até a sua morte, em 1955.

Alexander em 1894
Alexander em 1894
Alexander em 1910
Alexander em 1910
Alexander em 1941
Alexander em 1941